terça-feira, 27 de outubro de 2009

Catequese 0 - Os Próximos 2 Anos de Catequese

Olá a todos,

No último encontro falamos nas tentações de Jesus.

Como se devem recordar, Jesus foi conduzido ao deserto para pensar na sua vida, nas suas opções fundamentais e para decidir o caminho a seguir.

Tal como Jesus, todos nós somos convidados a fazer um plano da nossa vida e a vivê-la de acordo com os valores que consideramos importantes. No entanto, como aconteceu com Jesus, todos os dias sofremos tentações. Jesus soube identificar os perigos lançados pelo diabo e resistiu, pois sabia que esse era o caminho para a realização do projecto de Deus.

As tentações sofridas por Jesus ainda hoje são muito actuais, pelo que vos convido a uma reflexão:

1) Tentação do poder – Jesus era um rei, mas recusou sempre o poder. Ele foi humilde e soube resistir à tentação do poder. Quantas vezes medimos a importância dos outros pela capacidade de mandar, pelo número de subalternos, pelas coisas que consegue fazer. Jesus dá uma lição de humildade, o verdadeiro rei nunca quis o poder do seu reino.

2) Tentação do prestígio e da fama – Jesus fazia milagres para ajudar os outros e nunca assumia esses feitos, pois era o pai que os fazia através dele. Jesus recusou sempre a fama e o prestígio, queria ser reconhecido como um irmão entre os homens e nunca como alguém extraordinário.

3) Tentação da riqueza – Jesus escolheu uma vida pobre. Nunca precisou de bens materiais e procurou sempre ajudar os outros. Quantas vezes avaliamos um projecto de vida pelas coisas materiais que acumulamos em vez de considerarmos o bem que fazemos. O bem que fazemos aos outros é a verdadeira riqueza de um projecto de vida cristão.

Esta catequese é uma lição de vida para todos nós, por isso no fim do nosso encontro assinamos um compromisso.

Uma óptima semana para todos
Os catequistas



Sem comentários:

Enviar um comentário