sábado, 5 de dezembro de 2009

Mensagem da Catequese 3 - Ser Pessoa Livre



Para reflectir:

"Hoje há diversas formas de encarar a liberdade. Assim, alguns refugiam-se numa atitude impositiva e centrada em si mesmos, manifestada no refrão: "eu quero, posso e mando"!". Neste caso, a liberdade é sinónimo de se poder fazer ou dizer o que se quer. Nesta perspectiva, a liberdade chega a ser confundida com libertinagem e vandalismo. Outros, ao contrário, esforçam-se por descobrir caminhos de liberdade onde se realizem como pessoas e , ao mesmo tempo, contribuam para construir um mundo melhor. Exemplo dessa atitude positiva é o próprio voluntariado, que leva hoje jovens a enfrentar todos os perigos na esperança de suavizarem o mar de dor que atinge tantas pessoas nos nossos dias (que padecem a fome, a doença, a falta de água, a guerra com todos os seus males). Do mesmo modo, os missionários e missionárias, que entregam toda a sua vida e deixam tudo por amor das pessoas em dificuldade a que se dedicam."

Jesus é a grande referência para aqueles que desejam sentir-se verdadeiramente livres e projectar a própria vida em liberdade.

A história humana está cheia de opressores, mas também de muitos exemplos de pessoas que ousaram ser livres como Jesus. No nosso tempo, por vezes, procura-se uma liberdade egoísta, que só pensa em fazer o que apetece.

Os grandes homens e mulheres da humanidade descobriram, à maneira de Jesus, que a maior opressão que não nos deixa ser felizes é, tantas vezes, o próprio egoísmo, pois estamos apenas preocupados com o nosso bem-estar material. É sendo livres do mal, do pecado, dos vícios e de todas a formas de egoísmo que somos verdadeiramente livres e podemos ajudar os outros a libertar-se.

Uma optima semana
Os catequistas

Sem comentários:

Enviar um comentário