domingo, 31 de janeiro de 2010

Mensagem da Catequese 6 - Um Projecto de Vida: as 10 palavras


Na catequese 6 falamos de felicidade. Todos nós queremos ser felizes. Quando nos perguntam o que queremos para o nosso futuro, quase unanimemente respondemos que queremos ser felizes, independente do facto de sabermos ou não como atingir essa felicidade.

Como vimos na catequese, a felicidade está dentro de nós, habita no coração dos homens e não vem do exterior. Nós podemos simplesmente escolher ser felizes. Obviamente que essa felicidade só é possível da relação com Deus e Jesus.

Na catequese relembramos as bem-aventuranças. As bem-aventuranças são, para os discípulos de Jesus, um programa de vida e de vida feliz. Ao proclamar as bem-aventuranças, Jesus quer que a humanidade seja feliz em plenitude, por referência a Ele que encara planamente os valores que elas expressam.

Porém, seguir Jesus implica cumprir os mandamentos. Jesus não anula nem contradiz os mandamentos, antes retoma os mandamentos, revelando a força do Espírito que neles actua. Assim, os mandamentos e as bem-aventuranças devem ser lidos em conjunto, pois embora com formulações diferentes, ambos apontam para um centro: o amor.

O amor a Deus e ao próximo resume o Decálogo (decálogo significa os 10 mandamentos que foram confiados ao Povo de Israel através de Moisés) e se é vivido com o espírito das bem-aventuranças, constitui uma referência para a vida cristã.

No final do nosso encontro, concluímos que os 10 mandamentos, ou as 10 palavras, resumem-se em dois:

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário